NR-1 e a Saúde Mental nas Organizações: Transforme sua Empresa com a Neuroquinto

NR1

(Por Paulo Castilho e Felipe Quinto)

 

A NR-1 tem sido um estímulo para que os empresários invistam na sua própria saúde emocional e na promoção da saúde da empresa por meio de programas dirigidos às suas equipes de colaboradores. Para quem ainda não sabe, a NR-1 é a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Por meio dela, o Governo Federal sistematiza as disposições gerais de saúde e segurança no trabalho. Criada em 1978, foi atualizada recentemente, em 2024, por uma portaria que começará a valer em 26 de maio de 2026. O objetivo principal desta atualização é garantir e incluir cuidados com a saúde mental dos trabalhadores por meio de programas específicos desenvolvidos nas empresas.

De um tempo para cá, passamos a entender que a importância da saúde mental reflete diretamente na capacidade de produção do ser humano. Abandonar os colaboradores à sua própria sorte, do ponto de vista emocional, pode ser desastroso. Contudo, assumir a tarefa e a responsabilidade de gerar um ambiente equilibrado e saudável na empresa pode ser extremamente recompensador, além de gerar um diferencial competitivo que pode refletir nos lucros, por meio do aumento geral da satisfação e da produtividade no ambiente profissional.

Nos últimos anos, evoluímos muito em termos de processos produtivos e gerenciais. A tecnologia, por exemplo, nos deu a perspectiva de que o céu é o limite. Mas temos enfrentado um grande desafio: colocar as pessoas no mesmo ritmo de evolução que os setores tecnológicos e de processos produtivos têm alcançado. O resultado? As pessoas estão cada vez mais ansiosas, e transtornos como burnout (esgotamento) e turnover (alta rotatividade de funcionários) têm sido cada vez mais comuns nas empresas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que cerca de 1 bilhão de pessoas no planeta vivem com algum transtorno mental, frequentemente causados pelas pressões no ambiente de trabalho. A depressão e a ansiedade, juntas, geram um custo estimado em US$ 1 trilhão anualmente para a economia global devido à perda de produtividade. Mais do que meras perdas financeiras, esse cenário alarmante nos faz refletir que o capital humano é o verdadeiro tesouro das empresas. E, sendo as pessoas o bem mais valioso de qualquer organização, nosso foco agora precisa ser nelas.

Corroborando esse cenário atual da necessidade de investir no estímulo à saúde dos trabalhadores, pesquisas recentes como a da Gallup (representada pela consultoria Ynner no Brasil), apontam que sete a cada dez (72%) trabalhadores brasileiros estão desengajados. O estudo "People at Work 2024" da ADP também revela que mais de 20% dos trabalhadores no Brasil expressam descontentamento com o emprego. Essa falta de engajamento e satisfação não se limita a números: ela é um fator direto que contribui para o aumento do estresse, esgotamento (burnout) e outros adoecimentos psicossociais, podendo levar até mesmo ao afastamento e desligamento do funcionário – o que certamente impacta drasticamente a produtividade e a saúde financeira da empresa. Esse cenário atual nos mostra que que a falta de cuidados e atenção às questões psicossocioemocionais está levando as pessoas a ficarem doentes no trabalho.

No Instituto NeuroQuinto, acreditamos que o trabalho deve ser fonte de energia, alegria, prazer e produtividade. Por isso, temos certeza de que o foco agora precisa ser nas pessoas\! Entendemos que o ponto-chave dessa realidade está no propósito e na qualidade do trabalhoa. Reconhecemos que o tempo que o colaborador dedica à companhia é algo menos relevante se ele estiver feliz e satisfeito no lugar onde ganha o pão. Assim, as perguntas essenciais que devemos fazer atualmente são: o que estamos realizando dentro da nossa empresa? Qual o propósito de todo o suor que derramamos aqui? E quanto isso é relevante para quem faz?

E é exatamente para desenvolver estratégias e serviços totalmente alinhados à NR-1 que estamos preparados, visando trazer os benefícios necessários para garantir um ambiente profissional com pessoas mais felizes, satisfeitas e que trabalham melhor.

No trabalho terapêutico que desenvolvemos, a partir da ciência da Trilogia Analítica, criamos uma abordagem que tem o poder de resgatar e ampliar a saúde dos trabalhadores nas empresas. Nossa metodologia visa a promoção e a ampliação da consciência e da energia por meio do reconhecimento do Bom, Belo e Verdadeiro da vida – é por isso que chamamos nosso método de modelo BBV. Por meio da conscientização e da interiorização, utilizamos diversas ferramentas e recursos lúdicos, que incluem palestras, workshops, exposições temáticas, leituras, games e artes.

Este tipo de trabalho tem o potencial de proporcionar a prevenção e o tratamento de doenças em níveis físico, psíquico e espiritual, capacitando cada ser humano a trabalhar com muito menos probabilidade de adoecer. É um trabalho integral, bem-intencionado, com propósito e sentido, tornando-se benéfico para todos: colaboradores, para a empresa e até mesmo para os clientes, já que estes receberão uma relação com profissionais de melhor qualidade, saúde e disposição para a vida\!

Neste momento, em que a NR-1 está sendo introduzida nas empresas por força de lei, os empreendedores têm uma oportunidade excelente e inadiável de alinhar seus empreendimentos às novas exigências e para tornar a empresa um lugar saudável para se viver, para se relacionar e para produzir.

Na frente de toda a operação, devem ser colocados os Princípios da Não-Maleficência e da Beneficência. Com o primeiro, assume-se o dever de não causar dano intencionalmente; com o segundo, empresa e funcionários devem buscar ativamente o bem em tudo e para todos, não só o da própria organização, mas também daqueles que são parte do ecossistema profissional, incluindo proprietários, diretores, empregados, clientes, fornecedores e até a sociedade.

 

Adotando tais princípios e empregando-os por meio de ações práticas, as empresas estarão desenvolvendo um trabalho e um ambiente revestidos das características e da energética da bondade, da beleza e da verdade, resultando na criação de um ambiente social e pessoal muito mais saudável para realizar qualquer atividade, promover saúde, satisfação e bem-estar.

Com base em nossos conhecimentos tanto teórico quanto prático, afirmamos que as empresas que assumirem esse compromisso serão as mais promissoras do mercado, pois estarão com o capital humano mais bem preparado e cheio de energia para desenvolver produtos e serviços atraentes, destacando-se positivamente para seus consumidores.

É para ajudar sua empresa a se transformar em um ambiente BBV que o Instituto NeuroQuinto promove palestras, workshops, jogos terapêuticos e muitos outros serviços. Nossas soluções foram criadas para elevar sua empresa ao mais alto patamar de saúde e produtividade, em total alinhamento com a NR-1 no que diz respeito aos riscos psicossociais.

 

**Quer saber como o modelo BBV pode revolucionar o bem-estar e a performance na sua empresa?**

Siga-nos em nossas redes sociais!

Entre em contato para conhecer ainda mais e ter acesso aos nossos produtos e serviços\!

 

(Assinatura com a Logo/Slogan da empresa, Número de Contato e redes sociais.)

 

----- ( FIM DO ARTIGO) -----

 

**Referências:**

 

  * **Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT):**

      * OMS. Mental health at work. Disponível em: [https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-at-work](https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-at-work)

      * OIT. Mental health at work. Disponível em: [https://www.ilo.org/global/topics/safety-and-health-at-work/areas/mental-health/lang--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog